Por que os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos ?
- DantheMosqueira
- 7 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Eu sei que já escrevi sobre essa passagem (Sl 19.1) anteriormente, porém, confesso que ela é a que mais mexe comigo, talvez por causa da minha paixão pelas áreas da astronomia e da física. Por isso, tornarei a falar novamente, mas dessa vez, partindo de uma perspectiva diferente. No último texto fiz uma explicação, baseada tanto em minha opinião e a respeito das coisas que eu leio. Agora, dessa vez, levanto um questionamento: Porque Deus escolheu os céus para declararem a sua glória ? Por que essa passagem evidenciou o universo, não as pessoas, mares ou até a areia ? Por que os céus?
Primeiramente, devemos lembrar de uma coisa: Não é apenas os céus que declaram sua glória, tudo o que está na terra declara-a (Is 6:3). Portanto, Deus, de todas as coisas, escolheu, especialmente o Universo para tornar público quem Ele é! Deixando especial, cada vez mais, essa passagem.
Uma vez li um estudo pastor e escritor John Piper a respeito da glória de Deus, assim gostaria de compartilhar um excerto desse estudo, visto que é algo que irá alimentar espiritualmente a todos:
“A terra está cheia de milhões de seres humanos que portam a imagem de Deus. Ruínas gloriosas. Mas não apenas os seres humanos. A natureza também! Por que um mundo tão deslumbrante para vivermos? Por que um universo tão vasto? Eu li há algum tempo (não consigo lembrar quando!) que há mais estrelas no universo do que palavras e sons que todos os humanos de todos os tempos já falaram (Não só isso, mas “Há mais estrelas no Universo do que grãos de areia em qualquer praia, mais estrelas do que segundos desde que a Terra se formou) Por quê?
A Bíblia é clara sobre isso: “Os céus declaram a glória de Deus” (Sl 19.1). Se alguém pergunta: “Se a terra é o único planeta habitado e o ser humano é o único habitante racional entre as estrelas, por que um universo tão grande e vazio?”. A resposta é: Isso não é sobre nós. É sobre Deus. E isso é um eufemismo. Deus nos criou para conhecê-lo, amá-lo e mostrá-lo. E, assim, ele nos deu uma pista de como ele é — o universo.”
Desse modo, esse estudo servirá como base para algumas observações:
1 - Por que os céus declaram a glória de Deus ?
Eu, durante muito tempo meditei a respeito desse versículo. Costumo comparar os “céus” com uma praça pública: está lá para todos, independentemente de quem você seja, o que você faz, quem você é, há uma praça pública na qual você pode frequentar, ou seja, você sempre que quiser poderá frequentar essa praça. Esse é o ponto: a palavra “declarar” tem como sinônimo outro termo bem interessante: “tornar público”, isto é, os céus tornam pública a glória de Deus.
Agora, o que isso tem a ver? Ora, assim como a praça pública é disponível para todos, que meio melhor do que os céus para tornarem pública a glória de Deus? Há em todo lugar. E, mais uma vez, independentemente de quem você seja, o que você faz, quem você é, há um céu acima de você pelo qual você possa contemplar. Por isso, não os mares, nem as pessoas, muito menos os grãos de areia, mas os “céus”, porque “os céus” são disponíveis para todos (Exceto os cegos, mas, ao meu ver, tem mais a ver com a baixa disposição das pessoas a buscarem os dons do espírito, logo, a culpa não é de Deus, mas nossa, que não tornamos pública essa glória para todos, visto que, assim como o próprio John Piper disse, Deus nos criou para conhecê-lo, amá-lo, e mostrá-lo - o último está relacionado com a explicação);
2 - Por que o firmamento anuncia as obras de suas mãos?
A palavra firmamento (râqiya) significa propriamente uma expansão, isto é, a expansão do universo anuncia a obra de suas mãos. Como Deus é majestoso! O homem só descobriu a expansão no século xx, enquanto aqueles que estavam com Deus, antes de Cristo, já sabiam!
Em segunda análise, na minha concepção, firmamento anuncia as obras de suas mãos para mostrar não apenas que foi Deus quem faz, mas que somente Ele poderia ter feito tudo aquilo! (Infinitude do universo)
E, assim, ele nos deu uma pista de como ele é — o universo. O que isso tem a ver? Ora, se Deus é infinito e quer se revelar a todos, de que melhor forma Ele não faria isso pelos céus?
Por isso que os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. Por que Deus quer se revelar a todos. Isso é bom, mas para aqueles que a veem, porém torna-se algo ruim , somente para aqueles que não a querem ver, pois no dia do julgamento não haverá desculpas para aqueles que disserem: “Eu jamais vi a ti”
Comments